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1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
1.1. As diferentes concepções de Educação;
1.2. A importância da educação como processo de mudança;
1.3. Origem e concepção de Didática;
1.4 . A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;
2.3. A formação do professor na sociedade;
2.4. Profissão docente: compromisso e ética;
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;
3.2. Trabalhando com Projetos;
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;
3.5. Relações professor/aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico-raciais);
3.6. Organização Curricular da Escola;
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;
3.8. Um plano de aula e seus componentes;
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;
3.10. Construção da Autonomia do aluno;
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento.
1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis àformação da criança na creche e na pré-escola.
2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens eAdultos.
3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget,Vygotsky e Wallon
.4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação eorganização.
5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos dedesenvolvimento e aprendizagem da criança.
6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto políticopedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional eavaliação do desempenho escolar)
.7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade.
8. Democratização da educação e gestão participativa.
9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas deacolhimento à diversidade.
10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional).
11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e doAdolescente).
12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).
13. Emenda Constitucional nº 53/2006.
14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações.
15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
16. Lei Federal nº 11.114/2005.
17. Lei Federal nº 11.274/2006.
18. Política da Educação Especial na Perspectiva
1. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Matemática.
2. Construção do pensamento lógico-matemático.
3. Números e operações: os diversos significados dos números na sociedade;princípios do sistema de numeração decimal; ideias e propriedades dasoperações fundamentais e números racionais.
4. Geometria: exploração do espaço e dos movimentos, localização edeslocamento nos espaços de uma,duas e três dimensões.
5. Grandezas e medidas: a presença das grandezas e suas medidas nasatividades humanas; o conceito degrandeza; estimativa; medidas não convencionais.
6. Tratamento da Informação: estudos relativos a noções de estatística (coleta eorganização de dados, interpretação de tabelas e gráficos), de combinatória(situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutação) eprobabilidade (noções de acaso e incerteza do cotidiano de naturezaaleatória).
1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola.
2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens eAdultos.3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget,Vygotsky e Wallon.
4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização.
5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar).
7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade.
8. Democratização da educação e gestão participativa.
9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade.
10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente).
12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).
13. Emenda Constitucional nº 53/2006.
14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações.
15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
16. Lei Federal nº 11.114/2005.
17. Lei Federal nº 11.274/2006.
18. Política da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva.
19. Língua, cultura e identidades surdas:
19.1 Comunidades surdas e artefatos culturais surdos;
19.2. Políticas públicas e legislação referente à educação de surdos e LIBRAS;
19.3. Estrutura linguística e aspectos gerais da LIBRAS;
19.4. Abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos;
19.5. Elementos gramaticais da LIBRAS;
19.6. Fonologia e morfologia da LIBRAS;
19.7 Aquisição da Língua de Sinais como Primeira Língua (L1) e Segunda Língua (L2);
19.8. Variação Linguística da Língua Brasileira de Sinais;
19.9. Produção de Recursos Didáticos para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais e suas Literaturas como Primeira e Segunda Língua (L1 e L2);
19.10 Estudo e Desenvolvimento das Escritas das Línguas de Sinais;
19.11 Representações culturais e históricas acerca da surdez;
19.12. História da educação de surdos no Brasil e no mundo;
19.13 . Educação inclusiva de surdos;
19.14. Letramento na educação de surdos
1. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Matemática.
2. Construção do pensamento lógico-matemático.
3. Números e operações: os diversos significados dos números na sociedade; princípios do sistema de numeração decimal; ideias e propriedades das operações fundamentais e números racionais.
4. Geometria: exploração do espaço e dos movimentos, localização e deslocamento nos espaços de uma, duas e três dimensões.
5. Grandezas e medidas: a presença das grandezas e suas medidas nas atividades humanas; o conceito de grandeza; estimativa; medidas não convencionais.
6. Tratamento da Informação: estudos relativos a noções de estatística (coleta e organização de dados, interpretação de tabelas e gráficos), de combinatória(situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutação) e probabilidade (noções de acaso e incerteza do cotidiano de natureza aleatória).
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Sâmia Moura foi APROVADA em diversos concursos da área da educação, incluindo o de PROFESSOR DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA e de CAUCAIA!