SAIU O EDITAL

🎓 Estratégia Completa para a Prova: Nós cobrimos todos os aspectos necessários para garantir sua aprovação.

👩‍🏫 Orientação Exclusiva e Apoio Total: Conte com a direção de nossos professores e um super bônus de 4 aulões ao vivo para resolver todas as suas dúvidas.

O preparatório mais completo, com os melhores professores, aulas gravadas em sala de aula, conheça o Professor Substituto de Fortaleza, do Tiradentes Online!

Formato INOVADOR!

Com a nossa nova plataforma, você pode escolher estudar com aulas gravadas no estúdio ou em sala de aula, levando toda a atmosfera de uma aula presencial para sua casa, além dos bônus exclusivos, como um curso de matemática básica e quatro aulões ao vivo com tira-dúvidas.

12x

Pagamento 100% seguro!

Curso completo de teoria e exercícios + bônus especial com 4 aulões tira-dúvidas e matemática do zero por:

24

,90

Veja o que você vai receber:

Conteúdo e Professores:


  • Legislação - Adriana Freitas
  • Didática - Adriana Freitas, Carlos Henrique e Gabriel Correia
  • Fundamentação Teórica - Adriana Freitas, Carlos Henrique e Gabriel Correia
  • LDB - Adriana Freitas
  • Matemática Aplicada à Pedagogia - Elias Coutinho
  • Língua Portuguesa - Edvaldo

Bônus Exclusivos:


  • Quatro aulões ao vivo com tira-dúvidas.
  • Curso de matemática básica com Prof. Aires Júnior.

Bônus Você pode escolher estudar com:


  • Aulas gravadas em estúdio.
  • Aulas gravadas em sala de aula

LÍNGUA PORTUGUESA
  • 1 Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
  • 2 Ortografia oficial.
  • 3 Acentuação gráfica.
  • 4 Flexão nominal e verbal.
  • 5 Emprego das classes de palavras.
  • 6 Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação.
  • 7 Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais.
  • 8 Concordância verbal.
  • 9 Crase.
  • 10 Pontuação.
  • 11 Sintaxe da oração e do período.
  • 12 Regência nominal e verbal.
  • 13 Semântica.
  • 14 Interpretação de texto
DIDÁTICA

1. Diferentes concepções de Educação e Didática:

1.1. As diferentes concepções de Educação;

1.2. A importância da educação como processo de mudança;

1.3. Origem e concepção de Didática;

1.4 . A Didática e a formação do profissional da educação.

2. Contexto da Instituição Escolar:

2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;

2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;

2.3. A formação do professor na sociedade;

2.4. Profissão docente: compromisso e ética;

2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;

2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):

3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;

3.2. Trabalhando com Projetos;

3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;

3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;

3.5. Relações professor/aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico-raciais);

3.6. Organização Curricular da Escola;

3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;

3.8. Um plano de aula e seus componentes;

3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;

3.10. Construção da Autonomia do aluno;

3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PEDAGOGIA - BLOCO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E LEGISLAÇÃO

1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis àformação da criança na creche e na pré-escola.

2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens eAdultos.

3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget,Vygotsky e Wallon

.4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação eorganização.

5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos dedesenvolvimento e aprendizagem da criança.

6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto políticopedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional eavaliação do desempenho escolar)

.7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade.

8. Democratização da educação e gestão participativa.

9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas deacolhimento à diversidade.

10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional).

11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e doAdolescente).

12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).

13. Emenda Constitucional nº 53/2006.

14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações.

15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

16. Lei Federal nº 11.114/2005.

17. Lei Federal nº 11.274/2006.

18. Política da Educação Especial na Perspectiva

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PEDAGOGIA - BLOCO II - MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA

1. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Matemática.

2. Construção do pensamento lógico-matemático.

3. Números e operações: os diversos significados dos números na sociedade;princípios do sistema de numeração decimal; ideias e propriedades dasoperações fundamentais e números racionais.

4. Geometria: exploração do espaço e dos movimentos, localização edeslocamento nos espaços de uma,duas e três dimensões.

5. Grandezas e medidas: a presença das grandezas e suas medidas nasatividades humanas; o conceito degrandeza; estimativa; medidas não convencionais.

6. Tratamento da Informação: estudos relativos a noções de estatística (coleta eorganização de dados, interpretação de tabelas e gráficos), de combinatória(situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutação) eprobabilidade (noções de acaso e incerteza do cotidiano de naturezaaleatória).

2. PEDAGOGIA BILÍNGUE - BLOCO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E LEGISLAÇÃO

1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola.

2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens eAdultos.3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget,Vygotsky e Wallon.

4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização.

5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar).

7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade.

8. Democratização da educação e gestão participativa.

9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade.

10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente).

12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).

13. Emenda Constitucional nº 53/2006.

14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações.

15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

16. Lei Federal nº 11.114/2005.

17. Lei Federal nº 11.274/2006.

18. Política da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva.

19. Língua, cultura e identidades surdas:

19.1 Comunidades surdas e artefatos culturais surdos;

19.2. Políticas públicas e legislação referente à educação de surdos e LIBRAS;

19.3. Estrutura linguística e aspectos gerais da LIBRAS;

19.4. Abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos;

19.5. Elementos gramaticais da LIBRAS;

19.6. Fonologia e morfologia da LIBRAS;

19.7 Aquisição da Língua de Sinais como Primeira Língua (L1) e Segunda Língua (L2);

19.8. Variação Linguística da Língua Brasileira de Sinais;

19.9. Produção de Recursos Didáticos para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais e suas Literaturas como Primeira e Segunda Língua (L1 e L2);

19.10 Estudo e Desenvolvimento das Escritas das Línguas de Sinais;

19.11 Representações culturais e históricas acerca da surdez;

19.12. História da educação de surdos no Brasil e no mundo;

19.13 . Educação inclusiva de surdos;

19.14. Letramento na educação de surdos

BLOCO II - MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA

1. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Matemática.

2. Construção do pensamento lógico-matemático.

3. Números e operações: os diversos significados dos números na sociedade; princípios do sistema de numeração decimal; ideias e propriedades das operações fundamentais e números racionais.

4. Geometria: exploração do espaço e dos movimentos, localização e deslocamento nos espaços de uma, duas e três dimensões.

5. Grandezas e medidas: a presença das grandezas e suas medidas nas atividades humanas; o conceito de grandeza; estimativa; medidas não convencionais. 

6. Tratamento da Informação: estudos relativos a noções de estatística (coleta e organização de dados, interpretação de tabelas e gráficos), de combinatória(situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutação) e probabilidade (noções de acaso e incerteza do cotidiano de natureza aleatória).

Conteúdo do curso

Conheça nosso time de professores especialistas!

Adriana Freitas

Gabriel Correia

Edvaldo

Elias Coutinho

Carlos Henrique

BÔNUS EXCLUSIVOS

✅Quatro aulões ao vivo com tira-dúvidas.


✅Curso de matemática básica com Prof. Airles Júnior.

Por Que Escolher o Tiradentes Online?

Especialistas em Aprovação: Nossos professores têm um histórico comprovado de ajudar candidatos a alcançarem suas metas nas carreiras administrativas.

Foco Total na Aprovação: Conteúdo e Método exclusivo para o cargo de Agente Administrativo, com dicas, estratégias e revisão dos principais temas.

Preparação focada e eficiente: Nosso cronograma, elaborado por especialistas, maximiza seu estudo, concentrando-se nos temas mais relevantes.

AINDA ESTÁ COM DÚVIDAS?

Fale com nosso atendimento via WhatsAPP e tire todas as suas dúvidas sobre nosso aulão!

Sâmia Moura foi APROVADA em diversos concursos da área da educação, incluindo o de PROFESSOR DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA e de CAUCAIA!

Aluna Tiradentes Concursos aprovada em diversos concursos públicos para professora!